3.11.05

Tentativa de Resenha da Vez

Crônicas de Narnia: o Leão, a Bruxa e o Armário é o primeiro livro de 7 livros que narram as “Crônicas de Narnia” (duh!) de C. S. Lewis. É um épico infantil bem ao modo “the Hobbit” de ser. Narra a história de quatro irmãos que são mandados pelos pais a casa de um professor que mora no interior da Inglaterra, porque em Londres havia o bombardeio alemão da Segunda Grande Guerra. A casa possuía segredos que até o seu dono, o professor, desconhecia. Um desses segredos, pelo menos o primeiro deles, é o armário (wardrobe).
O armário é uma passagem para Narnia, reino governado pela Bruxa Branca que impõe sua vontade transformando seus inimigos em pedra. É nesse mundo estranho, no qual os humanos eram considerados lendas, que a história se desenvolve. Os quatro irmãos após muitas aventuras fazem cumprir uma antiga profecia e se tornam reis de Narnia. Após muitos anos eles voltam para casa e descobrem que toda a vida que tiveram dentro daquele mundo do armário fora apenas poucos segundos do lado de cá do armário.
Os livro é bom para seu estilo. É pequeno, por volta de 80 páginas, e sua narrativa é leve e bastante direta. Há também um narrador que se intromete um pouco na história fazendo comentários que crianças fariam ou então adultos moralizadores, mas que no geral são legais.
O que tira um pouco a graça são alguns clichê como o do sacrifício do grande herói Aslan para salvar uma das crianças, de uma mágica legítima que favorece a bruxa e do traidor arrependido que quase morre para salvar a todos.
Outra coisa. Se a presença das crianças naquele mundo não fez tanta diferença assim no desenrolar da guerra, então por que os inimigos da bruxa não a tinham enfrentado antes? Aslan demonstrou ter poder para isso e muito mais.
No mais é uma boa leitura para as horas vagas. Você não vai morrer sem ele, mas lê-lo dará alguns instantes de um prazer ingênuo como os heróis dessa história.