23.11.05

The Crims

www.thecrims.com

Isso, parece até uma piada com “The Sims” e, de fato, é. Mas o que seria “crims”? Quem tiver uma imaginação um pouquinho fértil vai perceber que é de Criminals!

Isso! Com a febre lançada por GTA, por que não um mmrpg (massive multiplayer roleplaying-game) no mesmo estilo? Com ele você pode aflorar seus instintos mais devassos. Pode ser um cafetão e cuidar de suas putas, um gangster, um empresário não usual, um ladrão, seqüestrador, enfim tudo o que há de mais hediondo em nossa sociedade. E sabe o que é o pior de tudo isso? É que é legal!

Isso! É legal o desafio de encarar de frente a lei em diversos aspectos. Nele você pode fazer tudo de ruim e sair ileso e mais rico, fora o respeito adquirido dentro do submundo. Formam-se gangs que assolam os bancos e os empresários. Além de grandes cartéis de tráfico de drogas, de armas e de pessoas. No quesito divertimento ele é bom jogo.

Porém ele foge completamente à ética. Não é nem preciso explicar o porquê. Além disso há uma falha terrível no controle de um jogo como esse: ele pode ser acessado facilmente por menores de 18 anos. Sem querer ser moralista, mas é claro que um jogo assim não é boa influência para uma criança que se julgar pré-aborrecente de 10 anos.

Creio que apenas maiores de 15 é que deveriam ter acesso a um jogo assim devido a consciência mesmo. É divertido? Sim! Mas todo divertimento deve ser responsável, pois senão alguém pode confundir o jogo com a realidade (e por incrível que pareça existem muitas pessoas assim) e ai, na prisão real, não vão perder apenas atributos, mas sim coisas muito mais valiosas: tempo e liberdade.

Mas apesar disso, vou joga-lo e vez por outra faço um comentário de meus progressos/impressões!