27.4.06

Bureaucracy - 3

Quando liguei o computador para fazer um trabalho da faculdade (afinal não falaria nela se não fosse por isso e aqui tenho a obrigação de falar nela), o windows pifou... de novo. Mas sem desespero re-formatei meu computador e esperei toda aquela aniquilação de dados se desenrolar. Até ai tudo bem, mas assim que meu sistema zerado ia se inicializando, começaram os problemas...

O windows xp pro original pediu para ser ativado. Pois softwares tem problemas de identidade e não conseguem se auto-identificar como originais sozinhos. É preciso ligar para a Microsoft (0800) para ativá-lo. O procedimento ocorre normalmente com a digitação da chave do windows, um pequeno número de um mol de números. No último número eles identificam algum erro e me mandam falar com alguma atendente da assistência (ainda não acredito que possam existir pessoas vivas nesse tipo de emprego).

Ela pede para que lhe diga meu serial. Depois de outro mol de números falados, ela diz que não pode ativar o windows, pois este já havia atingido uma cota de ativações. Agora para ser ativado era necessário mandar um faz para lá com a xerox do cd de restauração (!) que não cita o windows junto a xerox da nota fiscal do computador que nem sequer cita o windows. Depois de vinte minutos isso seria avaliado por um analista que daria algum parecer. Mas o fax que iria pagar todas vez que precisasse ativar era eu e por uma que questão de incompetencia da empresa por não conseguir evitar a pirataria.

Logo descubro porque não conseguem evitar a pirataria. Peguei um cd com um certo garoto singelo com o mesmo windows xp professional. Em meia hora instalei e pimba! Sem fax e sem ativação estava lá um windows xp professional em perfeito funcionamento e que ainda faz atualizações pelo windows update.

Nada como evitar a burocracia e ver como essas empresas correm um sério risco ao se burocratizarem. A microsoft que espere eu adquirir um produto deles novamente.