20.4.06

Bureaucracy - 1

Sabe como é. Ler livros chatos te fazem dormir. Mas ler alguns livros chatos interessantes fazem você ver o mundo de outra forma (to me sentindo professora de 3ª série). Acho que foi isso que aconteceu comigo ao ler Bureaucracy de Mises. Sem querer fui vendo exemplos da manifestação da burocracia no mundo real (sempre pra pior).

Ai vai alguns causos:
- Alegremente, fui com uma colega (afinal, eu tenho que falar da faculdade aqui) para que ela devolvesse uma revista e eu pudesse pegá-la. A devolução ocorreu de forma normal, mas quando fui pegar a bibliotecária mandou a máxima: "Revistas só podem sair em empréstimo diário". Daí olheu pro lado e perguntei: "E como ela pegou por 8 dias?", mas antes da tia responder minha colega explicou que quando há dois exemplares da mesma revista, então uma delas pode sair.
Mas é claro que não podia ficar por ai. A tia disse que só pode sair a revista que tem um adesivozinho na capa: "Este livro pode sair da biblioteca". A revista devolvida não o tinha, portanto não podia sair. Perguntei de novo "Como é que ela pegou essa ai por 8 dias?". Dessa vez a tia respondeu muito elegantemente: "O outro exemplar deve ter esse adeviso, vão buscá-lo. Pois só pode sair aquele que tem o adesivo".
Em um minuto voltamos com o outro exemplar. Só que dessa vez o sistema não deixou sair, porque tinha que ter o adesivo (!). Pra complicar mais ainda, existe na biblioteca uma só pessoa capacitada para colocar os adesivos (pra que pagar alguém só pra isso?) e ela não se encontrava no momento. Resumindo: tive que deixar reservado para voltar mais tarde e pegar a revista com um adesivo que até eu colocaria em casa.
Daí penso: se fossem privatizadas e buscassem o lucro, isso teria acontecido?

Mais causos hão de surgir!